
Olá, eu sou Clara.
Sou psicóloga formada pela UFRJ e psicanalista pós junguiana pelo Instituto Aella.
O trabalho e pesquisa que hoje desenvolvo, são expressões de minha própria história de vida, que tento brevemente relatar aqui.
Aos interessados, conto um pouco de minha trajetória, perspectivas e experiências, assim como minha formação acadêmica.
Comecei a faculdade de psicologia na UFRJ em 2009, mas minha formação não correu de forma linear e usual.
Ao longo dos primeiros quatro anos de faculdade, me dediquei à pesquisa no campo da fenomenologia de Husserl e Merleau-Ponty em diálogo com a Gestalt-terapia, orientada pela prof. Mônica Alvim. Neste período, estagiei como monitora desta disciplina e posteriormente adentrei na área da clínica. Em consequência desta experiência, juntamente à outra colega de estágio, publicamos um artigo que saiu na revista do CFCH, instituto da própria UFRJ e em uma revista de Gestalt-terapia (IGT na rede).
O contato que tive com a perspectiva filosófica da fenomenologia de Husserl e Merleau-Ponty deram solidez e estrutura à base epistemológica sob a qual se funda minha compreensão de mundo e produção de conhecimento.
Concomitante ao período de faculdade, comecei a dar aulas de yoga como atividade complementar. Desde então, segui com esta profissão por reconhecer nesta prática uma maneira de, através da relação com o corpo, conhecer a si e reconhecer nossas formas de expressão, hábitos e sintomas que aparentemente não relacionamos ao emocional. (vivemos sob uma cultura que segmenta as funções do corpo e não retoma que a experiência do individuo - seja emocional, mental ou física - é una, é um organismo onde tudo se relaciona).
Naquele período, percebia que ainda não tinha encontrado uma forma de trabalhar com o humano que eu me identificasse. Após completar o bacharel, tranquei a faculdade e saí do Rio por dois anos.
Neste tempo, morei em São Paulo e na ecovila de Piracanga, situada na península de Maraú. Segui com as aulas de Yoga e trabalhei em projetos locais, voltados para o autoconhecimento e sustentabilidade.
Quando retornei ao Rio em 2015 iniciei uma turma de Yoga no espaço ROSA VENTO, onde segui até 2023 quando vendi a marca.
Ao longo de todo este tempo, me dediquei a formas de pesquisa e atuação que entendessem esta relação-expressão mente-corpo. Resolvi retomar os estudos dentro da psicologia para adentrar mais nesta pesquisa e ampliar o meu trabalho. Consegui um reingresso na UFRJ em 2018, completando a formação em psicologia ao final de 2019.

O que eu pude compreender ao longo deste percurso, foi o quanto a psicologia acaba por expressar um reflexo de nossa sociedade. Este campo de pesquisa, se mostra atravessado por esta mesma dicotomia mente-corpo que vemos se manifestar das mais diversas formas em nossa cultura e assim, em nossos meios de produção de conhecimento.
Tanto através do contato com o outro por via do Yoga, como pelo viés da perspectiva fenomenológica, fui tecendo uma pesquisa onde o saber, o conhecimento e a troca se dão através da relação, um e outro, de forma que extravasa a linguagem falada e cognitiva. E é no momento presente da ação, ali na relação, onde tudo se dá e se encontra. Sensação, percepção, pensamento, emoção, trauma. presente, passado, futuro.
Ainda em busca de pesquisas que me dessem um caminho pelo qual faria sentido traçar, me descobri quando conheci o trabalho produzido por Silvia Montefoschi. Foi então, na perspectiva metodológica de Jung à respeito do humano e da vida, sob o olhar da filosofia dialética de Montefoschi, que descobri o caminho que há muito eu buscava.
O olhar sensível de Jung a respeito do humano possibilita uma teoria que não o resume a ela, mas que compreende o humano e a humanidade, como um todo dialético que se transforma e é transformado, constantemente. Dinâmica unicamente possível, pela relação. Relação que se tece com o outro, e com o outro de si, onde o inconsciente, não é apenas um depósito de traumas, mas um fundo desconhecido e indeterminado que abre ao indivíduo uma perspectiva de futuro que também o impulsiona para além do que se conhece e onde se reconhece.
A perspectiva Junguiana e seu trabalho com o inconsciente e os sonhos, me mostrou o caminho que eu buscava através desta pesquisa com o corpo como expressão e linguagem. Me mostrou uma abordagem que compreende a existência de maneira ampla e que abarca as diversas expressões do humano, que se mostram através de sintomas no corpo, em sentimentos e angustias, assim como nos sonhos que expressam por via simbólica a dinâmica da relação entre consciente inconsciente, eu e outro.
Foi assim então que descobri uma profissão, na qual o meu trabalho é expressão e encontro, daquilo que sou e acredito, que se costura e se constrói em cada relação que estabeleço.
Formação Acadêmica
-
Bacharel em Psicologia - UFRJ (2013)
-
Formação em Psicólogo - UFRJ (2019)
-
Especialização em Psicanálise pós junguiana - Instituto Aella (2020 - 2021)
-
Formação em Hatha Yoga (2016)
-
Formação em Thai Massagem (2019)
Cursos de extensão e aprofundamento no pensamento de Silvia Montefoschi
-
A análise da relação terapêutica (mar 2022 - dez 2022)
A interdependência e a intersubjetividade na relação psicanalítica. Método, técnica, transferência e contratransferência. Reflexão crítica sobre o “fazer analítico” e suas relações com o mundo relacional humano coletivo, tendo como base a relação mãe-filho e as relações entre masculino e feminino. A essência do objeto psicanalítico e sua relação com o pensamento da psicologia marxista. A praxe e teoria psicanalíticas no contexto das mudanças sociais atuais. O conceito de Édipo em Freud, Lacan e Jung, e seu sentido no processo evolutivo individual e coletivo. As figuras parentais: de pessoas a símbolos. O Édipo como possível saída da crise social e cultural na qual nos encontramos. Curso de aprofundamento no pensamento de Silvia Montefoschi, embasado na produção literária da autora: “O um e o outro. Interdependência e intersubjetividade” e “Para além do limite da pessoa”.
-
A dialética do Inconsciente (mar 2023 a ago 2023)
Atualização clínica com foco na dialética do método psicanalítico e na dialética do inconsciente. A mensagem dos sonhos como expressão das necessidades humanas. A mudança de direção da libido e a recuperação do social: a universalidade do amor e do Si-mesmo. Curso de aprofundamento no pensamento de Silvia Montefoschi, embasado na produção literária da autora: “A dialética do inconsciente”.
Publicações
"Os registros do terapeuta na experiência psicoterápica em Gestalt-Terapia: um ensaio teórico"
Silva, Kelly; Dias, Clara; Alvim, Mônica.
Dísponível em: http://revista.cfch.ufrj.br/images/edicao-jic2013/silva-kelly.pdf
"Sobre os escritos do terapeuta na clínica da Gestalt-terapia".
Silva, Kelly; Dias, Clara; Alvim, Mônica.
Dísponível em: https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/415/546